Palmito Águas-Claras

O principal produto da Fazenda Mico-Leão Dourado é o PALMITO DE PUPUNHA. A pupunha é uma palmeira nativa da Região Amazônica e que se desenvolve também em clima subtropical. Oferece múltiplas possibilidades de exploração, fornecendo palmito, fruto, óleo, farinha, ração animal, madeira, artesanato e palmeira ornamental.
Sua principal característica é fornecer um PALMITO ECOLÓGICO, pois é uma palmeira cultivada e com perfilhamento formando touceiras, semelhante à bananeira. O corte não mata a árvore, e em seu lugar duas a três novas árvores crescerão rapidamente, de forma perene.
Hoje, apenas 2,5% do palmito industrializado no Brasil provêm de palmeiras cultivadas.Se este quadro não mudar, o extrativismo abusivo, com corte precoce das árvores que ainda não floriram e deram seus frutos, provocará dentro de alguns anos a extinção do açaí da Floresta Amazônica, atual fornecedor da maioria do palmito comercializado, como quase aconteceu com a juçara da Mata Atlântica. Do ponto de vista econômico, é uma cultura promissora em função do adensamento do plantio, chegando a 5 mil pés por hectare, da precocidade para o corte e de sua característica perene.


As condições ambientais da propriedade, com rio de águas cristalinas e preservação de matas ciliares - o Rio Águas Claras -, que nominou o palmito, a preservação da Mata Atlântica, a volta do talhão de cultivo, formando uma barreira vegetal densa que isola e protege as palmeiras da possibilidade de contaminação por pragas, dispensando o uso de agrotóxicos, e a adubação orgânica com esterco de curral credenciaram a Fazenda Mico-Leão Dourado junto à Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, recebendo o selo ABIO de qualidade.


Nosso palmito é beneficiado em um local especificamente destinado a esta atividade, a Casa da Pupunha, por pessoal treinado pela EMATER e comercializado em três apresentações diferentes, dispostos em bandejas de isopor próprias para alimentos, revestidas com filme plástico.
Retiram-se as túnicas superficiais do tronco, que são as precursoras das futuras folhas, até chegar ao seu centro, onde o embrião da folha é mais macio.
Nesse ponto é nítida a diferença entre dois segmentos. O primeiro, próximo ao solo, chamado de base ou coração do palmito, com aspecto homogêneo e consistência macia, é cortado em rodelas de aproximadamente 3 cm de espessura, chamado medalhão de palmito, ou em cubos de aproximadamente 1 cm de cada lado, chamado de palmito picado A outra parte, próxima às folhas, é o tolete de palmito, forma mais comum de apresentação do produto, ultra macio, sendo cortado em cilindros de 18 cm de comprimento.
As dimensões dos cortes podem ser modificadas ou feitos outros cortes para atender pedidos especiais dos clientes.