Agroturismo

Desde janeiro de 2000, a TurisRio vem trabalhando no sentido de desenvolver pólos de agroturismo no Rio de Janeiro. Um dos produtos agrícolas escolhidos, com força suficiente para reunir à sua volta atividade comercial, industrial, ecológica e turística foi o PALMITO DE PUPUNHA.
A Fazenda Mico-Leão Dourado é uma das pioneiras no município de Silva Jardim a desenvolver esta agricultura, possuindo extensa área de plantio.


Por possuir o pré-requisito básico, a pupunha, e por estar a plantação rodeada por Mata Atlântica, iniciamos trabalho de desenvolvimento da infra-estrutura para o turismo, reavivando antiga estrada de acesso à plantação, permitindo passeios de visitação a pé, cavalo, bicicleta ou jeep e construímos uma "sala de aula" ao ar livre, vizinha às palmeiras, onde é feita uma exposição sobre o plantio, tratos culturais e importância ecológica da agricultura do palmito. Existe ainda a Casa da Pupunha, local onde o produto in natura é beneficiado e recebe a marca Águas Claras, sendo vendido para restaurantes renomados e lojas especiais

Podemos destacar, como um diferencial, o almoço oferecido na fazenda. Sob um alpendre, em três grandes mesas comportando 36 pessoas, com decoração rústica, é servido um "churrasco de palmito" acompanhado de molhos variados.